
"Como gravar filmes e vídeos de DVS em CD-Rs, usando DivX, Vocês ou SVCDs "
Deixe sua opinião sobre o Tutorial ou se tiver dúvidas sobre instalação ou sobre o uso do complemento.[Clique Aqui!]
Hoje, a opção mais viável para fazer cópias de filmes ou shows em DVD é ripar o vídeo e levá-lo para CD-Rs em DivX, VCDs ou SVCDs. Obviamente a qualidade da imagem nunca será a mesma. Todos os recursos extras de um DVD, como opções de câmera, biografias, fotos etc., também não farão parte do cardápio. Mas colocar um DVD num CD ainda assim é um grande negócio.
Codificando um DVD em DivX, a vantagem é conseguir manter uma boa qualidade de vídeo e gerar arquivos mais compactos. Um filme de duas horas pode ser comprimido em 700 MB, a capacidade de um CD.
O ponto negativo é que você só poderá assistir ao vídeo no micro. Nesse caso, a vantagem é toda do VCD e do SVCD. Os discos VCDs, gerados a partir de arquivos MPEG-1, são lidos tanto pelo PC como pela maioria dos DVDs. A qualidade da imagem é semelhante à do VHS (352 por 240 pixels em NTSC e 352 por 288 pixels em PAL), e um VCD agüenta cerca de 70 minutos, o que obriga a dividir filmes e a maioria dos shows em dois ou mais discos.
Evolução do VCD, o SVCD apresenta uma resolução mais alta (480 por 480 pixels em NTSC e 480 por 576 pixels em PAL) e trabalha com vídeo em MPEG-2, o mesmo padrão do DVD.
Para transformar um vídeo em DVD e SVCDs, você precisa de pelo menos três programas. Um para ripar o DVD, o DVD2SVCD 1.1, outro para codificar o vídeo ripado, o TMPGEnc 2.59, e finalmente um queimador que trabalhe com imagens de CD (arquivos Cue e Bin), como o Nero, para criar os SVCDs. E precisa também uma boa dose de paciência, pois o tempo necessário para completar a tarefa pode passar de 12 horas.
Quanto mais poderoso o micro, melhor, pois a máquina será submetida a uma carga de processamento pesada. Também será exigido um bom espaço livre no HD (para trabalhar com conforto, mais de 15 GB). Mas um PC com Pentium III ou equivalente e Windows 98 com os requisitos acima já pode executar a tarefa.
1) O primeiro passo é instalar o DVD2SVCD. E o driver adequado para o sistema operacional utilizado. Como o programa trabalha de forma integrada com o Busca , também é necessário instalar o codificador antes de iniciar o processo. Feito isso, abra o DVD2SVCD, que reúne numa única carcaça os diversos programinhas que irão realizar todas as operações necessárias, como extrair e converter vídeo, som e legendas, dividir os arquivos em capítulos e criar as imagens de CDs.
A sua interface é simples, mas rica em recursos. Todos são acessados a partir de uma das 16 abas em que estão agrupados. O DVD2SVCD também prima por automatizar todo o processo. Depois que o programa é configurado pela primeira vez, nas próximas vezes é bem possível que você precise apenas colocar o DVD no drive e apertar um botão para ripar e converter o vídeo. O único trabalho será abrir o queimador e fazer o SVCD a partir das imagens de CD geradas pelo programa.
2) Insira o DVD no drive e entre na aba Conversion. Clicando no ícone do CD, o programa irá localizar o arquivo IFO, que traz todas as informações sobre o DVD. No menu Movie Length, além da duração do filme, é possível visualizar todos os capítulos em que o vídeo está dividido. Caso você queira copiar apenas alguns trechos do DVD, deixe selecionados somente os capítulos correspondentes. Nada impede que você já inicie a conversão neste momento. No entanto, alguns ajustes podem ajudar a melhorar o resultado e também o controle sobre o processo.
3) Para economizar espaço em disco, na aba Misc., desmarque a opção Don’t delete any files. Dessa forma, após a conversão, todos os arquivos desnecessários serão apagados automaticamente.
4) Pulando para a aba Áudio, certifique-se de que a opção Autodetect Azid gain está assinalada, o que vai proporcionar uma otimização no volume do som. Escolha também o canal de áudio que será extraído. Se for um filme com dublagem em português, basta escolher o idioma entre as opções exibidas na caixa Audio Priority 1, para acompanhar a trama na nossa língua. Por padrão, o DVD2SVCD sempre extrai o canal de áudio em inglês e com um bitrate de 192 Kbps. Mas também é possível modificar o valor do bitrate em Audio 1 Bitrate.
5) O próximo passo é a escolha do codificador, na aba Encoder. O DVD2SVCD pode trabalhar tanto com o TMPGEnc como com o Cinema Craft Encoder. Como nunca é demais economizar alguns megabytes no tamanho do arquivo final, na caixa Rate Control Mode, escolha 2pass variable bitrate (VBR). O bitrate variável otimiza a relação entre qualidade e tamanho do arquivo.
6) A escolha das legendas é feita em Subtitles. Habilite a opção Rip subtitles e, entre os tipos de legenda, assinale Permanent Subtitles. Dessa forma, a legenda será aplicada diretamente sobre o arquivo de vídeo durante a codificação. Em SVCD Subtitles, as legendas são ripadas num arquivo à parte. O problema é que poucos aparelhos de DVD têm suporte a esse sistema de legendas. Finalmente, indique o idioma desejado.
7) Com tudo já devidamente configurado, apenas confira o local onde serão gravados os arquivos de imagem, clicando em CD Image. O local-padrão é na pasta Arquivos de Programas\DVD2SVCD\Movie, mas é possível alterar o lugar de destino. Prontinho, agora é só retornar à aba Conversion, clicar no botão Go! e, logo em seguida, em Rip and convert. O processo será iniciado e uma janela popup surgirá na tela para que você confirme as características das legendas. Se tudo estiver de acordo com suas preferências, dê Ok, desligue o monitor e volte horas depois para ver se deu tudo certo.
8) Quando a conversão for concluída, abra o Nero, entre no menu File e clique em Burn Image. Localize o arquivo Cue gerado pelo DVD2SVCD e queime o SVCD. Vale lembrar que, dependendo da duração do vídeo e das configurações utilizadas, o programa pode gerar mais de um arquivo de imagem.
Deixe sua opinião sobre o Tutorial ou se tiver dúvidas sobre instalação ou sobre o uso do complemento.[Clique Aqui!]
Como copiar um DVD para um CD-R

Postar um comentário