Deixe sua opinião sobre e2vector 0.2 ou se tiver dúvidas sobre instalação ou sobre o uso do programa.[Clique Aqui!]
Sistema: Windows XP/Vista/7
e2vector 0.2
Corel DRAW, Adobe Illustrator, Inkscape – se você usa algum destes programas você sabe o quão complexa pode ser a criação de imagens vetoriais de qualidade. A maioria dos programas de ilustração em vetor existentes ou são básicos demais, permitindo a criação – no máximo – de cliparts meia-boca, ou são extremamente avançados como os citados ali no começo do texto. Estes exigem além do conhecimento do desenho, também o domínio da ferramenta para se chegar a algum resultado.
Agora aparece, no meio do caminho, o e2vector. O aplicativo – desenvolvido em Adobe AIR e, portanto, multi-plataforma – alia funções avançadas com camadas (layers) e curvas bézier com a facilidade de uso dos programas mais simples. Em seu site, o desenvolvedor avisa que, por mais fácil que pareça, desenvolver um aplicativo desses é muito mais complexo do que se imagina. O algoritmo necessário para o reconhecimento e trabalho com nós vetoriais, permitindo todas as possibilidades encontradas no e2vector, certamente não é nada corriqueiro.
O programa tem três áreas principais. No topo da tela os botões das ferramentas – informações, seleção (que na verdade são três ferramentas em uma), texto, lápis, formas, importação e caneta – seguidos das características de cada opção na área mais escura. As ferramentas de seleção, por apresentarem possibilidades diferentes, merecem uma explicação um pouco mais detalhada.
Seleções
As flechas que compõem o Botão das Ferramentas de seleção são diferentes entre si, e o clique em cada uma escolhe um tipo de seleção diferente. A flecha maior – de cor branca - é a seleção normal, a do meio – azul – permite recortes em formas sobrepostas e a menor – em amarelo – é a subseleção, que permite editar os nós de curvas bézier.
O mais próximo ao meio da barra altera o espaçamento horizontal do texto – também chamado de espacejamento ou entreletras –, enquanto o mais próximo da borda da janela muda o espaçamento vertical – entrelinhas, ou leading. Este tipo de controle só é disponível – normalmente – em aplicativos de diagramação ou de alta complexidade, e por isso é algo muito válido no e2vector.

A segunda área de destaque é a Área de Trabalho, que pode ser resumida a uma página em branco, onde você irá desenhar. Nenhum segredo aqui, ainda que seja uma das partes mais importantes da utilização do programa.

Já a terceira área é – por padrão ao abrir o e2vector – escondida até que você clique na linha clara do canto esquerdo da janela. Assim você tem acesso à "Coluna de propriedades do desenho". Neste painel você encontra a paleta de cores completa, controles de posição e alinhamento de objetos, a lista de camadas e as ferramentas de filtros (sombreado, brilho, desfoque e relevo).
No geral, o e2vector oferece uma série de ferramentas – e principalmente possibilidades – para ilustradores iniciantes e desenhos rápidos. Além disso, um dos grandes diferenciais do programa é permitir trabalhar com Scallable Vector Graphics – SVG. Você pode importar um SVG para seu desenho e editá-lo, ou pode criar um gráfico nesse formato a partir de um desenho feito desde o branco no e2vector.
Outra grande vantagem é o acesso à Biblioteca de Imagens do Creative Commons, onde você encontra uma enorme quantidade de cliparts e vetores para usar em suas criações. Para facilitar o acesso à Biblioteca, uma ferramenta de busca na barra superior direita do programa deve ser usada.
O e2vector é provavelmente um dos primeiros indícios do poder que o Adobe AIR possui. Um dos poucos programas desenvolvidos nessa plataforma que não lida com tabelas ou exclusivamente com texto, este aplicativo parece indicar que a plataforma da Adobe pode competir com o Java como principal ambiente de programas multiplataforma.
"Como saber se seu antivírus está funcionando!"
Como limpar corretamente o seu PC!"Poeira fiapos e todo tipo de sujeiras deixam o PC mais lento, Aprenda a limpar seu computador sem causar nenhum desastre!"
"Como baixar arquivos do Rapidshare e Megaupload sem códigos e com contagem automática."
"Tudo sobre Grupo Doméstico no Windows 7"
"Livre-se das Pragas que insfestam seu PC!"







"Se você é mais um que excluiu arquivos importantes por engano, não se desespere. Aprenda, passo a passo, como trazê-los de volta do além cibernético."
"O BaúEletrônico quer ajudar o seu desempenho no computador, dando uma dica fácil e rápida!"Para ajuda-lo(a) nessa árdua batalha de fazer mais em menos tempo, aqui estão 41 atalhos do Windows XP que vale a pena conhecer. Alguns dos atalhos são de uso genérico e funcionam praticamente em qualquer ponto do Windows XP. Mas existem alguns que só estão ativos quando determina função esta em uso.
"Vamos desvendar o mito de se utilizar mais de uma ferramenta de segurança para aumentar as defesas do seu computador."É comum ouvir pessoas dizendo “pô, estou com dois antivírus instalados lá em casa e mesmo assim meu computador foi contaminado”.
Postar um comentário